Cartão do SUS para rede do sistema de saúde público

O Cartão do SUS pode ser utilizado em toda a rede do sistema de saúde. Saiba como obter a sua segunda via do Cartão do SUS de forma mais simples. Não deixe de tê-lo, pois quando você precisar ele estará disponível.

O cartão do Sistema Único de Saúde permite que as pessoas façam o agendamento de consultas em toda a rede pública.  Esse cartão é de suma importância e é emitido gratuitamente para o cidadão.

Pode ocorrer de qualquer pessoa perder o mesmo e nesses casos é necessário saber como fazer a emissão da segunda via.

É fundamental que você tenha esse cartão para ter acesso aos serviços disponibilizados através do Ministério da Saúde. Portanto, se ocorrer a perda ou extravio do mesmo saiba como você pode solicitar uma segunda via, iremos conferir mais informações sobre o assunto no post de hoje.

2 via do Cartão do SUS

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas a respeito da emissão da segunda via cartão SUS. Para essa finalidade é disponibilizado duas opções, veja qual delas fica melhor para você.

Primeira opção: faça a emissão da segunda via através dos atendimentos presenciais. Para isso você tem que levar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. A solicitação de segunda via pode ser feita nos postos de saúde, hospitais públicos ou postos de atendimento da Secretaria de Saúde;

Segunda opção: pela internet também é possível, porém, apenas para os usuários cadastrados no sistema. Para fazer a emissão basta acessar a Área Restrita e solicitar a segunda via.

Acesse o portal de saúde do cidadão e obtenha maiores informações a respeito: www.portaldocidadao.saude.gov.br

Consultar Número do Cartão SUS

Muitas vezes as pessoas precisam consultar número do cartão SUS para poderem ter acesso a algum serviço. A partir do momento em que você sabe o número fica mais fácil acessar os serviços públicos na área da saúde.

O que muita gente não sabe é que essa consulta também pode ser feita através da internet, a seguir informamos como fazer passo a passo.  Abaixo seguem as instruções:

  • Entre no site: www.portaldocidadao.saude.gov.br
  • Você deve selecionar o tipo de pesquisa que deseja fazer e depois preencher os dados corretamente;
  • Verifique se os dados estão corretos e clique no botão Consultar;
  • O sistema fará o retorno das informações que você precisa.

Sempre procure utilizar a internet para resolver as pendências do seu dia a dia e proporcione mais agilidade e rapidez. Existem inúmeros serviços online a nossa disposição e temos que saber como utiliza-los de forma correta.

Não deixe de ter o seu cartão do SUS porque ele pode ser utilizado em várias circunstâncias do dia a dia. É um cartão indispensável a todo cidadão.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *